8.6.10

Em foco - A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública







Vitor Paro no texto “A Gestão da Educação ante as exigências de Qualidade e Produtividade da Escola Publica” afirma que é preciso indagar a respeito do que o Estado está oferecendo em prol da universalização da Educação básica, em contraposição à qualidade do ensino, tão questionada atualmente.


Assim questionamos: "O que é Educação de qualidade?"; "Qual é o produto da Escola?"
Esses questionamentos se aproximam da mensagem implícita na tira de Calvin. Diante da situação que nos encontramos, professoras em formação inicial, é pertinente indagar, em conformidade com os pressupostos de Paro e das colocações de Calvin:



A educação escolar pública tem atendido aos critérios de qualidade e produtividade? Argumente.

Faculdade Araguaia
6º período de Pedagogia
Acadêmicas: Claudia Mendes, Eunice Alves, Gleiciene Teixeira, Maria Aparecida Alves.




5 comentários:

  1. A escola pública sempre foi alvo de críticas em relação a sua qualidade. Atualmente o questionamento está em torno do ensino que a instituição oferece, ou seja, qual o objetivo desse conhecimento adquirido nas escolas.
    Primeiramente devemos pensar quais or verdadeiros fins da escola? A mesma ainda está se desenvolvendo, buscando um reconhecimento perante a sociedade. No entanto ainda o ensino público ainda passa por várias dificuldades,e a tão esperada transformação requer tempo para que esse ensino que tanto almejamos seja concretizado.
    A educação é um processo e vem acompanhando o contexto histórico da sociedade, fazendo parte desse processo não há como evitar a sociedade capitalista que visa o lucro e o desenvolvimento do mercado de trabalho.
    A gestão da escola por sua vez vem se desvinculando do que é proposto, uma vez que ela vem se restringindo ao Estado, esquecendo de relacionar a escola como ambiente de ensino - aprendizagem. Desse modo a escola tem o educando como produto, que é avaliado através de avaliações externas que lhe garantirá um resultado perante o que ele pode oferecer ao mercado A escola deve propiciar ao aluno um " Bem Viver" mas obtendo conhecimento, garantindo ao mesmo uma educação de qualidade. Assim a produtividade da escola mede-se pela realização do produto.
    Para os problemas da escola púbilca serem superados,no que diz respeito a qualidade e produtividade são necessárias mudanças no sistema´público de ensino,realizar projetos voltados para a melhoria da qualidade de ensino, uma educação que atenda a sociedade com todas as suas necessidades, onde o caminho começa pela escola democrática, porque todas as conquistas dependem da sociedade.

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  2. Comentário das Acadêmicas:
    Alline Virgílio
    Ana Paula Caixeta
    Carla Denise
    Vanessa Pedroso
    Vanessa dos Santos

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  3. Diante do que Vitor Paro nos apresenta em seu texto: A gestão da Educação ante as exigências de qualidade e produtividade da Escola Pública, encontramos uma visível realidade no cenário educacional, ante a um ensino carente de qualidade, tanto no sentido de estrutura física, quanto na estrutura do processo de ensino-aprendizagem e da forma como ele tem se realizado.
    O Estado por sua vez tem enfatizado o ensino com base na quantidade de espaços para atender o maior número de pessoas em idade escolar, sem dar a mínima importância a qualidade e a produtividade dos educandos, pois os mesmos tem recebido uma formação que os prepara unicamente e basicamente para o trabalho e não para a vida. É necessário uma conscientização de que é impossível se alcançar a quantidade sem pensar na qualidade do mesmo, principalmente quando falamos em Educação.
    Portanto é preciso refletir acerca de vários pontos que o autor aborda, pois será que as escolas públicas tem apresentado caminhos e garantido oportunidades para o mercado de trabalho? E a qualidade deste ensino, está em consonância com o bom senso pedagógico? ou será que mais uma vez a população está diante de um discurso falacioso sobre a melhoria do ensino público?

    Grupo:
    Alline Virgílio
    Ana Páula Caixeta
    Carla Denise
    Vanessa Santos
    Vanessa Pedroso

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  4. A priori devemos nos lembrar que vivemos em um mundo moderno no qual existe uma completa inversão de valores. A educação acaba perdendo seu sentindo e ganhando uma nova versão graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A ideia de formar um cidadão para competição, concorrência é uma falácia do capitalismo moderno: você é livre. Livre pra quê?
    A sociedade atual valoriza o ter e nega a essência do ser. Por tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por excelência vai transformar este contexto priorizando uma formação critica para liberdade.Podemos observar que as escolas públicas não tem realmente apresentado caminhos e oportunidades para o mercado de trabalho. Sobre a qualidade do ensino não está em concordância com o bom senso pedagógico. Percebemos que ocorre um discurso sobre a melhoria do ensino público. Pois de maneira duvidosa a quantidade foi atingida, mas isso não ocorreu com a qualidade.
    Analisando o texto de Paro, observamos que as escolas públicas não tem realmente apresentado caminhos bem definidos, pois, a educação hoje se encontra muito “contraditória” “indecisa” “deficiente”. A educação está sem estrutura no processo de ensino-aprendizagem, passando por um momento histórico sem definir se os professores devem somente transmitir os conteúdos aos seus alunos para o trabalho, ou seja, para o capitalismo. Ou, mostrar a educação com uma visão ampla, que tem como finalidade formar alunos com capacidade critica e com qualidade de aprendizado.
    Paro diz ainda que é preciso antes de mais nada, perguntarmos a respeito do que entendemos por educação de qualidade. A educação, entendida como a apropriação do saber historicamente produzido, é pratica social que consiste na própria atualização cultural e histórica do homem.
    Nós como futuros profissionais da educação devemos entender o que há por trás do discurso oficial, é preciso pesquisar a respeito do que o Estado está oferecendo na quantidade e o que realmente necessita para alcançar a qualidade.
    O estado tem que proporcionar meios para que a educação não se torne simplesmente um meio para privilegio de poucos. Assim, o Estado deve no provimento de recursos de toda ordem viabilizar um ensino escolar com mínimo de qualidade.
    Temos como consciência em que a educação tem que definir realmente o seu propósito dentro da sociedade, respeitando o seu espaço que é ensinar os conteúdos científicos mas dando oportunidades para o homem histórico, ultrapassar o propósito de acumular herança cultural e contribuir na construção da realidade social.
    acadêmicas: Claudia, Eunice, Gleiciene e Maria Aparecida

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  5. Uma escola de qualidade é o que todos nós queremos e desejamos, mas sabemos que é uma questão que não depende somente de nós.
    Como a própria charge mostra depende sim do aluno e de seu interesse, mas acredito que uma boa gestão facilitara para que isto aconteça não so para o aluno como tambem para os professores.
    Segundo Angelo Souza espera-se que um diretor tenha conhecimento e poder suficiente para dar, no limete de suas possibilidades, as condições adequadas de trabalho aos professores. O correto funcionamento institucional, o cumprimento coletivo das normas e regulamentos, estrutura fisica e material adequado, assim, poderemos chegar a uma educação de qualidade em que todos trabalhando juntos aconteça este processo de ensino/aprendizagem.

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